Museu da Cachaça de Salinas

Em dezembro de 2012 foi inaugurado o Museu da Cachaça de Salinas consolidando de vez o agronegócio da cachaça de Salinas no mercado de bebidas. A iniciativa surgiu de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Salinas.

O museu conta com salas de exposição sobre a cadeia produtiva e as características da cachaça artesanal, com painéis fotográficos, áudios, vídeos e uma instalação de 9 metros de alturas com 1.750 garrafas de cachaça produzidas na cidade mineira. O espaço também dispõe de cozinha, restaurante e estrutura para realização de negócios, além de shows e eventos.

museu-cachaca-salinas

No museu os visitantes podem passar por uma experiência sensorial na Sala do Aroma, onde as bebidas percorrem calhas e podem ser distinguidas pelo seu cheiro. O acervo da instituição retrata todo ciclo de produção da aguardente, desde o cultivo da cana de açúcar, a produção artesanal da cachaça de alambique até sua comercialização no Brasil e no mundo.

Atualmente, a cachaça artesanal produzida em Salinas confere ao município o título invejável de “Capital Mundial da Cachaça” em face da qualidade e modus operandi no processo de produção que é passado de pai para filho a muitas gerações.